Descubra Petrópolis

Petrópolis:

passeios

O Castelo de Itaipava foi construído em 1920, inspirado em um castelo medieval. Por isso, esse excêntrico castelo virou atração turística em Itaipava. Atualmente , o castelo funciona como hotel, e pode ser reservado para grandes eventos como casamentos, festas e formaturas.

O Castelo de Itaipava foi construído em estilo renascentista e ofere aos visitantes, além de hospedagem, restaurantes, cervejaria e parque de diversões.

O estacionamento é muito grande e o acesso direto pela BR-040.

Fotos: Divulgação

O Hotel dentro do Castelo de Itaipava

O hotel do possui suítes elegantes, com estilo individual e ambiente do velho mundo recheiam seu interior. Os aposentos apresentam detalhes únicos como lustres, móveis dourados e banheiros suntuosos com banheiras de hidromassagem e/ou chuveiros envidraçados. Todos os quartos têm frigobar e TV com tela plana, algumas têm sacada.

O café da manhã é farto e está incluso na diária. O almoço e jantar disponíveis nos restaurantes são cobrados à parte. As comodidades incluem 2 restaurantes, jardins e uma área para crianças, além de terraço com 5 banheiras de hidromassagem externas e sauna. Acesso somente por escadas.

Foto: Divulgação

Castelo tem diferentes ambientes

No interior do castelo, existe um elegante restaurante, O Bistrô, com boa oferta de vinhos e pratos de alto gastronomia. No pátio das Jabuticabeiras, encontra-se o Solar do Castelo, um bar e restaurante com dois ambientes internos climatizados e uma charmosa área externa com ombrelones. O espaço foi pensado para agradar a todas as faixas etárias disponibiliza área kids gratuita, música ao vivo, cervejas e chopps artesanais.

Há ainda uma lojinha onde os visitantes podem comprar presentes, itens de conveniência, souvenirs do Castelo com tema medieval e dos principais pontos turísticos da região. São diversas opções que vão de itens decorativos a cama, mesa e banho, de vestuário a copos e taças. Além de itens de conveniência, como de higiene pessoal, bebês, brinquedos, entre outros.

A História do Castelo de Itaipava

A construção do castelo começou há cerca de 100 anos, com o nome “Castelo do Barão”, hoje conhecido como o Castelo de Itaipava. A construção foi executada na primeira metade do século XX, por volta de 1922-24, por um aristocrata anglo-brasileiro: Rodolfo Smith de Vasconcellos, o segundo Barão de Vasconcellos. A construção é uma reprodução de castelo europeu. Foi projetado pelo arquiteto Fernando Valentim (Lúcio Costa creditava a responsabilidade pelo projeto totalmente ao seu antigo sócio).

Materiais de construção vieram de diferentes países europeus

Foi realizada por vinte famílias trazidas da Europa, com material totalmente europeu:

  • de Portugal, vieram os blocos de pedras que foram talhadas por artesãos portugueses;
  • da França, o telhado de ardósia
  • da Itália, o mármore de Carrara, que compõe o piso de vários salões, inclusive o do famoso Salão do Zodíaco;
  • as portas e janelas são de jacarandá, com ferragens inglesas
  • os vitrais são austríacos e, finalizando os principais detalhes, cada porta dos quartos de seus filhos tinha seus nomes gravados em ouro.

A grandiosidade do castelo: 42 cômodos

A construção levou em torno de cinco anos para ficar pronta, abriga 42 cômodos distribuídos em 19 quartos, diversos salões, bibliotecas, sala de música, halls, duas torres, vários terraços, dependências para hóspedes, ala dos serviçais e galerias que abrigam interessantes histórias que permeiam a vida dos Smith de Vasconcellos no Brasil.

O castelo mantém, ainda, uma torre onde está uma cópia do batistério da Catedral de São Pedro. Em 1992, o Castelo foi sede de um leilão de peças da família Smith de Vasconcellos. Após muitos anos fechado ao público, o Castelo finalmente abriu as portas para receber pessoas de todos os lugares.

Fotos: Prefeitura Municipal de Petrópolis