Descubra Petrópolis

Petrópolis:

passeios

Araras e Videiras, em Petrópolis, é um destino que atrai muitos turistas. Nesse post, vamos enumerar os lugares imperdíveis dessa região, com seleção das melhores atrações para conhecer, comer e se hospedar. Por isso, prepare-se e reserve pelo menos um dia para desfrutar dos atrativos locais. A região é conhecida por seu esplendor de biodiversidade e beleza natural. Em adição a essa beleza, o lugar oferece excelente gastronomia, trilhas, cachoeiras e boas opções de pousadas. Imperdível, não?

(Foto destacada: crédito @ricardorichardchaves)

O maior atrativo natural de Araras é a Pedra da Maria Comprida. O pico é famoso nacionalmente por quem curte trilhas e escaladas. Possui 1926 metros de altitude e acaba de se tornar Monumento Natural (MONA) – uma área de extrema raridade que passa a ter proteção integral de seus aspectos naturais e não pode sofrer intervenção humana

Para chegar em Araras, pegue a saída 65 da BR-040, direção Juiz de Fora-Rio. Após atravessar a ponte, vai encontrar o centrinho após 2Km na estradinha (Estrada Bernardo Coutinho). Videiras vem logo em seguida, 18 Km depois do centrinho de Araras.

Araras é área de preservação ambiental

Araras é preferida por quem curte um turismo mais low profile, sem engarrafamentos e badalações. Além das atrações principais, ande mais um pouco para conhecer o Vale das Videiras. O Vale está localizado a 18 Km do centrinho de Araras e é uma área mais rural, ainda com características caipiras.

Foto: Descubra Petrópolis

Para conhecer Araras, comece pelo centrinho. É onde o o processo de desaceleração urbana se inicia. O centrinho é bem pequeno, com menos de 1 Km de extensão ao longo da Estrada principal (Estrada Bernardo Coutinho). É cheio de delicatessens, lojas, antiquário, restaurantes, etc. Ou seja, é onde ocorre o agito local. Quem vem a Araras não deixa de dar uma paradinha, comprar um pão de fermentação natural, um queijo local, um vinho, uma boa cerveja artesanal ou qualquer outra necessidade mundana que se apresente. Tem de tudo nesse centrinho, do produto artesanal ao mais sofisticado champagne francês.

O que fazer em Araras

Veja as principais atrações do centrinho, um pedacinho de Estrada que atende à maioria das necessidades de quem mora ou visita o local.

Foto: Descubra Petrópolis
  • Ary Delicatessen: primeira de Araras, tem excelente adega e produtos variados de delicatessen. Foi criada em meados da década de 80 e, de lá para cá, se diversificou e criou filiais fora de Araras
  • Maria Comprida: fica ao lado do Ary, também é aquele tipo de delicatessen que tem de tudo, com excelente qualidade
  • Ventura: uma loja de carnes e cervejas artesanais; outra loja com padaria e artigos de supermercados
  • A paróquia Nossa Senhora de Lourdes, marca registrada da localidade
  • As lojinhas de mudas e flores (tem várias)
  • A loja Fefafez (imperdível, tem centenas de itens de decoração, artesanato, cerâmica, muita coisa de artesãos locais)
  • O Antiquário Brocante de Araras

Onde Comer em Araras e Vale das Videiras

  • Restaurante Afrânio: tem uma cardápio incrivelmente variado e tudo é bom. A proprietária Denise está sempre presente, atende a todos com muito carinho e atenção. Oferece ambientes variados, tanto interno como um deco delicioso e áreas externas com diferentes composições. É um lugar para apreciar o cardápio devagar, pedir uma bebidinha e ver o tempo passar sem pressa. Abre todos os dias.
  • Restaurante Alvorada: fica logo no comecinho da área do centrinho. Também muito antigo no local, fica num espaço muito agradável, na beira do Rio. tem deco externo e internamente uma área grande que convida à conversa. Boa comida e cardápio também diversificado.
  • Restaurante Tartufo: funciona no Hotel Pousada Rancho da Ferradura, no Vale das Videiras. Ambiente em meio à natureza, pertinho da cachoeira da Ponte Funda.
  • Restaurante La Belle Bruna: fica dentro da pousada de mesmo nome em um ambiente incrível, cercado de montanhas. As opções são todas excelentes, com boa carta de vinho
  • Restaurante Nas Videiras: esse fica mais distante, já bem no centrinho do Vale das Videiras (18 Km do centrinho de Araras, seguindo pela Estrada de Araras). Só abre nos fins de semana. O ambiente é moderno, no estilo rústico-chique, com muito ferro e vidro. Cozinha excelente. No local, há sorvetes da Momo, Gelateria italiana com um delicioso sorvete artesanal.
  • Lá na Beth: restaurante também localizado na Vale das Videiras, com ar de restaurante mais local, uma pegada mais brejeiro. Funciona de sexta a domingo.
  • Galpão Caipira: local para quem está caminhando ou fazendo um passeio de bike. Localizado no Vale das Videiras, local frequentado por ciclistas por ser um local com aluguel de bikes e conectamos a guias locais. Comida caprichada, rápida e simples. Tem PF caipira, em ambiente descontraído e bem colorido. Funciona nos fins de semana

Onde se Hospedar em Araras

  • Pousada das Araras: o lugar dessa pousada é indescritível. São chalés rodeados de montanhas rochas e muito verde. Possui uma área com mais de 150.000 m² de Mata Atlântica, sendo metade dela totalmente conservada em seu estado natural. Fica ao pé da Pedra Maria Comprida.
  • Pousada Recanto das Araras: Também com chalés, quase em frente à Pousada das Araras, aqui a pedra se debruça sobre o gramado. Visual incrível e serviço de café e quarto sem hora para terminar, se adequando ao ritmo de casa hóspede. Rouparia de cama de excelente qualidade, tudo com muito capricho e serviço de alto nível.
  • Pousada La Belle Bruna: pousada no topo da Estrada das Perobas, é um recanto de muita sofisticação e requinte na Serra. A piscina fica ao lado de uma cachoeira dentro da própria pousada, criando uma excelente experiência para relaxar e aproveitar o conforto das acomodações e a excelência da gastronomia. Um dos endereços mais sofisticados de Araras.
  • Pousada Chácara Aracê: pousada pequena, com poucos chalés e suítes, aqui o ambiente é mais intimista, assistido de perto pelos donos Márcia e Arnaldo. Possui quartos acessíveis a cadeirantes. Possui taxa de Day use, para quem quiser curtir sem se estender por muito tempo na região.
  • Pousada Rancho da Ferradura: essa pousada está localizada no Vale das Videiras, a poucos metros da cachoeira da Ponte Funda. Possui cavalos manga-larga à disposição dos hóspedes que desejem fazer cavalgadas ecológicas pela região. Ideal para se hospedar e aproveitar trilhas e circuitos ecológicos do seu entorno. Possui restaurante no local bem avaliado pelos hóspedes.
Pousada das Araras. Foto: Divulgação

Cachoeiras

A região de Araras e Videiras também tem boas opções para quem procura trilhas, cachoeiras e locais para passeios de bike.

Como cachoeiras, vale destacar a Cachoeira da Ponte Funda, após Araras e antes de chegar ao Vale das Videiras. Fica a 15 Km da saída da Estrada BR 040, entre Araras e Videiras. Siga direto pela Estrada Bernardo Coutinho, passe pelo centrinho e siga pela estrada. Depois de uma longa e forte subida, a estrada chega num bonito vale à frente, com uma imensa pedra à direita, toda riscada.

Depois desse ponto dirija por mais 1,8Km. Logo a cachoeira estará à esquerda.

Se descer mais 2 Km, terá a entrada para outra cachoeira, que se chama Cachoeira das 7 Quedas.

Trilhas, escaladas e caminhadas

Para quem gosta de trilhas, coloque no roteiro a Pedra da Maria Comprida e a Pedra do Cuca.

A Pedra da Maria Comprida tem o visual mais impressionante da região. Com paredões verticais que ultrapassam 1000m de altura, a Maria Comprida é provavelmente o monumento geológico mais notável de Petrópolis. A trilha exige experiência e conhecimento técnico e não é aconselhável fazer sem a presença de um guia experiente. O acesso normal para a Maria Comprida é por Araras. A escalada é dura e demora cerca de 6 horas. As dificuldades são encontradas tanto na subida quanto na descida, portanto não se arrisque se não tiver experiência em escaladas.

Fotos: @rjararas e @wiki_montanhas

Já a Pedra do Cuca A Pedra da Cuca é uma trilha mais leve, que demora cerca de 3 horas para subir. É a 31ª montanha mais alta da cidade, 1.701 metros. A pedra tem esse nome, por causa da sua semelhança com o personagem do Sítio do Pica Pau Amarelo. A trilha não tem sinalização, mas é caminho aberto e de fácil orientação.

Mas não deixe de subir com guia experiente porque há trechos escorregadios.

Trilhas de Bike nas Videiras

Mas se seu negócio é bike, vá para as Videiras. Araras tem poucas estradas planas e a estrada principal (Estrada Bernardo Coutinho), não tem acostamento, além de ser mão dupla.

Ao contrário disso, o Vale das Videiras é um local muito propício para a prática de bikes. Tem trilhas de diferentes níveis de dificuldade, extensão e características.

No restaurante Galpão Caipira , há mapas de todas as trilhas, com marcação de grau de dificuldade e extensão. Ali, você pode contratar um guia e até mesmo alugar as bicicletas. Por isso, se seu objetivo é praticar mountain bike ou percorrer uma trilha em cima de uma magrela, Videiras será uma excelente opção.

Em outras palavras, vindo a Petrópolis, não deixe de conhecer esse distrito encantador. Não é uma região óbvia, ela requer um pouco de tempo e busca dos caminhos das atrações. O distrito é um recanto da cidade que reúne uma tribo em busca de natureza, paz e sossego. Se você curte desbravar esses encantos, prepare seu espírito para curtir sem pressa o local.

Aqui, só quem corre é o vento!