Petrópolis é uma das poucas cidades do Rio de Janeiro que possui um centro histórico preservado. A cidade tem muitos prédios da época Imperial, em sua maioria construídos entre 1843 e 1900 . Um dos principais conjuntos arquitetônicos preservados é a Avenida Koeler, mantida quase intacta e que preserva casarões e palacetes de grandes figurões do império, entre eles aristocratas, empresários e intelectuais que frequentavam a corte.
São prédios históricos, construídos entre 1850 e 1900 e que foram preservados da degradação e exploração imobiliária. O conjunto urbano-paisagístico da Avenida foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan) em 1964. Mais tarde, o tombamento foi prorrogado e em 1982 foi tombado em caráter definitivo pelo governo federal. Abaixo, a casa da Princesa Isabel:
Avenida mantém casarões tombados do tempo do Império
A Avenida Koeler é uma das principais avenidas planejadas da cidade desde a sua construção. Foi idealizada por Júlio Frederico Köeler, o engenheiro de D Pedro II que planejou toda a arquitetura da cidade. As construções variam de modelos, mas a maioria segue estilos europeus (neoclássico final, fase romântica dos chalés e ecletismo). Sendo assim, a avenida faz parte de um dos principais cartões postais da cidade e tem em seus dois extremos duas construções famosas e pontos turísticos da cidade: a Praça da Liberdade e a famosa Catedral de São Pedro de Alcântara.
Muitos prédios históricos são endereços comerciais
A Avenida Koeler tem muitos casarões que atualmente funcionam como endereços comerciais, como por exemplo o Banco Santander, o Colégio Pensi, o Hotel Solar do Império e a própria casa da Princesa Isabel, onde hoje funciona uma imobiliária. Mas todos eles mantém suas características históricas.
Uma grande curiosidade da Avenida é que ela foi planejada mantendo o curso do rio. As casas ficam bem afastadas, ocupando o terrenos mais ao fundo e mantendo a parte da frente para lindos jardins.
Casarão é até hoje residência de verão do Presidente da República
Petrópolis também é cidade escolhida para ser a residência de verão do Presidente da República. Trata-se desse palácio amarelo abaixo, originalmente a casa do barão do Rio Negro.
Residência de verão do Presidente da República em Petrópolis Foto: Descubra Petrópolis
Esse prédio histórico já teve hóspedes ilustres como os presidentes Getúlio Vargas e Fernando Henrique Cardoso. O último presidente aa se hospedar nele foi o presidente Lula passou alguns dias ali com a então primeira dama, Dona Marisa Letícia.