O Brejal (distrito de Petrópolis) é uma região privilegiada, muito bonita e a maior produtora de produtos naturais orgânicos do Estado do Rio. Tem mais de vinte pequenas propriedades orgânicas abertas à visitação. Composto em sua maioria de pequenos produtores locais, artesãos e pequenos restaurantes. Possui cachoeiras e muito verde intocado, tudo preservado do jeitinho que Deus fez.
Para conhecer o Brejal, recomenda-se um planejamento prévio, que se torna mais produtivo se ocorrer com ajuda de uma agência de turismo/passeios locais, que já conhecem os melhores roteiros e os produtores locais.
As propriedades de agricultura orgânica e familiar são apenas parte dos atrativos do Brejal. No vilarejo, é possível visitar produtores de conserva, geleia, shiitake, escargot, licor, chocolate e ervas aromáticas, além de um criatório de trutas. Há também visitação aos ateliês do ceramista Jean Ruffier e das bordadeiras da comunidade.
Outras opções são o Horto do Brejal e o projeto Vira-Mundo. Outras opções de passeio: – Sítio Katsumoto – Armazém Sustentável – Alambique Santa Felicidade – Fazenda Pedras Altas – Provence Ervas Finas – Escargots Invernada – Ateliê Arte em Comum – Chez Bon Bon (bombons artesanais) – Haras Massangana – Capela de Nossa Senhora da Glória – Fungipetro – Trutas do Firmeza.
A Associação de Guias de Turismo de Petrópolis também conta com guias conhecedores da área (24-98842-3235) ou Jeep Tour: 24-98828-6775
Como chegar: O Brejal está localizado na Posse, 5º distrito de Petrópolis, a cerca de 40min de Itaipava. Para quem sai do Centro da cidade, são 50km de distância e cerca de 1h até lá. Para quem sai do Rio de Janeiro, são 2h de viagem.