O Brejal é uma região privilegiada e a maior produtora de orgânicos do Estado do Rio. É considerado um dos circuitos mais preservados do ecoturismo de Petrópolis e ideal para quem busca contato com a natureza, comida saudável, paz e tranquilidade.
Há mais de 20 pequenas propriedades rurais, todas de produtores que praticam agricultura orgânica. Trata-se de um verdadeiro ecossistema de opções e produtos saudáveis.
Assim como ocorre em outros destinos rurais locais, no Brejal o centrinho é praticamente inexistente. É um destino de turismo ecológico, que está longe de ser um centro de consumo. Portanto, o ideal é aproveitar a natureza e descobrir os produtos locais que oferecem sabores que você não encontrará em nenhum outro lugar.. É relaxar e curtir o paraíso verde, se deleitando com ar puro e vida do campo.
O que Brejal oferece
E é preciso planejamento para aproveitar o passeio. A melhor forma de maximizar a visita e conhecer as particularidades é contratar uma agência ou um guia que conheça as atrações. Há algumas propriedades de agricultura orgânica que aceitam visitantes e até oferecem um tour explicando as diferenças, vantagens e benefícios da agricultura orgânica e familiar. São pequenas propriedades que só aceitam visitas com agendamento prévio.
Oferta de produtos locais como geléias e trutas
Mas os orgânicos são apenas parte dos atrativos do Brejal. No vilarejo, é possível encontrar produtores de conserva, geleia, shitake, escargot, licor, chocolate e ervas aromáticas, além de um criatório de trutas. Há ainda destinos de arte e artesanato, como o ateliê do ceramista Jean Ruffier, as bordadeiras da comunidade e o projeto Vira-Mundo. Outra opção bacana para uma visita é o Horto do Brejal, que além de ser lindo de se ver tem uma delicatessen de produtos locais, que podem ser comprados para um piquenique nos próprios jardins do Horto.
Onde Ficar e Comer na região
Como o Brejal é uma região altamente rural, não há muitas opções de restaurantes e hotéis. As ofertas têm a mesma pegada local, oferecendo uma atmosfera mais de interior. Se sua ideia é visitar o Brejal e se hospedar por lá, há algumas opções de pousadas locais, quase sempre obedecendo ao estilo rústico e brejeiro do local. Não espere nenhum resort ou hotel de luxo, a sofisticação local é exatamente o oposto, um contato rural e suas experiências. Aqui, caipira e ecochique fazem parte do mesmo ecossistema.
Para comer e aproveitar o dia, uma das melhores opções é o Sítio Jequitibá-Mirim. Lá, uma cachoeira e piscina natural tornam a permanência um paraíso. Da cozinha, saem quitutes e uma comida no fogão à lenha de comer ajoelhado rezando.
Veja aqui opções do que fazer no Brejal:
– Sítio Katsumoto: é uma dos tradicionais produtores de mudas de hortaliças e temperos da região. Há também produção e venda de bonsais de diversas espécies e tamanhos, plantas ornamentais, mudas de eucalipto e mel. Sr Augusto, um japonês de 86 anos, está à frente do sítio, cuja filha Humi já abriu uma filial no centrinho de Itaipava.
– Armazém Sustentável: estabelecimento que produz geleias 100% orgânicas e outros produtos artesanais.
–Provence Ervas Finas: plantação de ervas aromáticas, frescas e desidratadas, e azeites aromatizados.
– Escargots Invernada: criação de escargots, com degustação do famoso “escargot à la Bourguignonne”.
– Ateliê Arte em Comum: oficina comunitária que reúne artesãs e aprendizes locais, com destaque para o bordado.
– Chez Bon Bon: fábrica de bombons artesanais.
– Haras Massangana: Baias são abertas à visitação. É possível agendar a cavalgada, que inclui 1 hora de passeio.
– Capela de Nossa Senhora da Glória: capelinha decorada com vários santos de devoção dos donos da Fazenda.
– Fungipetro: Sítio com produção de shitake 100% orgânicos. Há degustação de shitakes marinados durante a visita.
– Estação 1001: restaurante e pousada de comida variada. No jardim, encontra-se o vagão dos anos 30 da locomotiva Leopoldina
– Trutas do Firmeza: tanques de criação de trutas, com venda e degustação de produto
Como chegar
O Brejal está localizado na Posse, 5º distrito de Petrópolis, a cerca de 40min de Itaipava. Para quem sai do Centro da cidade, são 50km de distância e cerca de 1h até lá. Para quem sai do Rio de Janeiro, são 2h de viagem.
Caso decida ir em seu próprio carro, verifique antes as condições das estradas. Após chuvas intensas, a região pode apresentar difícil acesso caso seu carro não seja 4×4. Até o Brejal, o acesso é fácil e asfaltado, mas chegando lá as estradas de terra dão o tom de terracota do local.
É recomendável a contratação de um guia local (fale com a associação dos guias de turismo de Petropolis: (24) 98842-3235) ou uma empresa com tours previamente agendados, como a Jeep Tour (veja o pacote oferecido pelo Jeep Tour ( informações pelo WhatsApp : 21 99314 5009)