Descubra Petrópolis

Petrópolis:

passeios

A Casa Stefan Zweig foi a construção onde viveu o escritor judeu-austríaco, que na metade do século XX se instalou em Petrópolis fugindo do nazismo. O escritor veio para o Brasil com sua segunda mulher, Lotte, moraram nesse casa durante cinco meses, até consumarem o seu pacto de morte, na noite de 22 para 23 de fevereiro de 1942.

Nessa casa, Zweig completou a autobiografia “O mundo que eu vi”, escreveu o conto “Uma partida de xadrez”, retocou obras inacabadas (como “Clarissa”) e esboçou o “Montaigne”. Zweig escreveu o livro “Brasil, país do Futuro”, título usado até hoje por brasileiros, normalmente para expressar que o país ainda vai dar certo, mas só num futuro distante.

Atração tem Grande Tabuleiro de Xadrez

A casa está localizada no centro, no alto, a 813 metros acima do nível do mar, sendo de difícil acesso para quem tem problemas de mobilidade. Nos jardins da Casa Stefan Zweig tem um grande tabuleiro de xadrez ao ar livre, onde se pode jogar uma partida movendo peças gigantes. A Casa também costuma fazer concertos de música aos sábados, normalmente às 11h. Vale à pena conferir antes de ir.

Fotos: Prefeitura de Petrópolis

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 34 Petrópolis, Rio de Janeiro tel: (24) 
Bairro: Centro
Cidade: Petrópolis
Site: https://casastefanzweig.org.br/
Telefone:(24) 2245-4316