O Circuito Araras-Videiras é um programa imperdível para quem gosta de trilhas, cachoeiras e passeios de bike. Aqui vamos listar duas cachoeiras, duas pedras para trilhas e dicas de trilhas para bicicleta e mountain-bike.
Veja abaixo nossas sugestões para aproveitar algumas atrações e curtir a natureza dessa linda região de Petrópolis e uma das mais indicadas para atividades de ecoturismo na cidade.
Como chegar na região Araras-Videiras
Pegue a BR-040 sentido Rio-Juiz de Fora. A entrada de Araras fica no Km 65 – Saída 65. Comece a marcar a quilometragem. Entre nessa (Estrada Estrada Bernardo Coutinho), passe o centrinho de Araras e siga em frente.
Cachoeira da Ponte Funda
A Cachoeira Ponte Funda fica a 15 Km da entrada da estrada, a 3 minutos a pé da estrada. Preste atenção porque o caminho não possui uma trilha muito definida e não há sinalização. Após uma longa e forte subida, você vai avistar um bonito Vale e logo à direita uma imensa pedra toda riscada. Marque esse ponto e desça mais 1,8Km. A cachoeira estará à esquerda, após 3 minutos de caminhada.
Cachoeira das 7 Quedas
Se descer mais 2 Km, terá a entrada para outra cachoeira, que se chama Cachoeira das 7 Quedas. A cachoeira das 7 Quedas fica a 17 Km da BR-040. A entrada para a cachoeira fica em frente à Pousada Fazenda das Videiras. O acesso é fácil e chega-se a ela também com 3 minutos de caminhada.
Um ponto de atenção no entorno dessas cachoeiras pode ter carrapatos. Logo, evite sair dos caminhos onde todos passam, pois áreas mais fechadas são mais propensas a infestações.
A deslumbrante Pedra da Maria Comprida
Para quem curte aventuras e ecoturismo, a Pedra da Maria Comprida é atração imperdível. É o visual mais impressionante da região. Com paredões verticais que ultrapassam 1000m de altura, a Maria Comprida é provavelmente o monumento geológico mais notável de Petrópolis.
Fotos: @rjararas e @wiki_montanhas
A trilha exige experiência e conhecimento técnico e não é aconselhável fazer sem a presença de um guia experiente. Requer técnica e boa forma física e é necessário o uso de cordas em algumas partes. Um dos trechos mais bonitos é a passagem dos Camelos, mas nele a trilha percorre uma estreita passarela entre dois abismos com alguns obstáculos.
O acesso normal para a Maria Comprida é por Araras. A escalada é dura e demora cerca de 6 horas. As dificuldades são encontradas tanto na subida quanto na descida, portanto não se arrisque se não tiver experiência em escaladas.
Pedra da Cuca
Essa já é uma trilha mais fácil. A maior dificuldade é no início, que tem uma subida mais íngreme, mas depois é mais prestar atenção e curtir o visual. A trilha tem cerca de 4 km de extensão e para chegar no cume é uma subida de altura de 600 metros. A altura é de 1.660 metros. Na trilha a da Cuca você caminhará por uma bela crista com inclinação mais amena até chegar no cume.
A trilha proporciona uma linda caminhada leve superior, com cerca de 2h30 de subida. Tem uma crista perfeita de mais de 2 Km de extensão. É caminhada com trilha aberta, com trecho isolado de laje de pedra, que pode ser perigoso se estiver molhado. Durante o caminho, podem ser vistas espécies raras de animais e plantas. O ponto final é um cume bonito e rochoso, com altitude de 1.700 metros. Dependendo da época do ano, lindas orquídeas e rabo de galo são vistas no caminho.
Lá em cima, há uma fonte de água cristalina para matar a sede. Na volta, há a cachoeira da Ponte Funda.
Vale das Videiras, paraíso para as bikes
Depois disso, continuando por essa estrada principal, você vai chegar no Vale das Videiras, local que reúne moradores e veranistas que amam a vida rural local, numa categoria que chamamos de “ecochiques”. O Vale faz parte do Circuito de Ecoturismo Araras-Videiras e é um local é muito propício para a prática de bikes. São trilhas de diferentes níveis de dificuldade, extensão e características.
A grande vantagem para quem quiser fazer mountain-bike ou mesmo passear de bicicletas é que nas Videiras existem mapas com todos os caminhos e trilhas mapeados e identificados por grau de dificuldade. O restaurante Galpão Caipira é um bom ponto de apoio e costuma indicar guias e alugar bicicletas.
Contrate um guia local
Para trilhar essas estradas com segurança, contrate um guia local e se intere dos diferentes caminhos possíveis.
Caso precise de ajuda, entre em contato com Descubra Petrópolis (whatsapp: 21-99211-4206) que podemos indicar um guia profissional da cidade para você percorrer as trilhas, a pé ou cima de uma magrela, em total segurança.
Descubra Petrópolis: aqui mundo é verde e cheio de possibilidades!