Descubra Petrópolis

Petrópolis:

passeios

Petrópolis é uma cidade do Estado do Rio muito conhecida pelo seu clima frio de inverno. Os meses de Junho e Julho são considerados os melhores para subir a serra e desfrutar as baixas temperaturas. ë período quem gosta frio,  curtir programas com lareira, vinho, cachecol e cobertor.

Mas nada radical: a temperatura varia entre a mínima de 10 graus (de madrugada) e fica entre 15 graus e 20 graus durante o dia. Nessa época do ano, os dias são lindos e ensolarados e dificilmente chove.  Nas manhãs, é comum se deparar na cidade com o famoso ruço, uma névoa que cobre a cidade nas horas de maior umidade.

O Famoso Ruço de Petrópolisfoto Descubra Petrópolis

Alta temporada de eventos em Petrópolis

Nesse período do ano é  também quando acontecem uma série de eventos em Petrópolis,  entre eles a Festa do Colono Alemão, conhecida como Bauernfest (normalmente começa na última semana de Junho e se estende até a primeira semana de Julho).

Nesse ano de 2023, a Bauernfest já está marcada a 34ª Edição, que vai acontecer entre os dias 23 de Junho e 9 de Julho.

Clima de Petrópolis está entre principais atrativos da cidade

O excelente clima de Petrópolis é conhecido de longa data. Figura entre os principais atrativos da cidade. Desde a época do Império, que a família imperial e a corte brasileira subiam a serra para fugir do calor carioca. Mesmo no verão, quando as temperaturas sobem muito e chegam a ficar acima de 30 graus, a amplitude térmica é bem grande. No verão, os dias quentes são acompanhados com noites em que os termômetros caem mais de 10 graus em comparação com a máxima do dia.

Casal toma vinho em noite de inverno, na Pousada Paraíso. Foto Erigma

Mas há muitas sugestões pela cidade para curtir essa época mais fria do ano. Muitos restaurantes oferecem cardápios especiais de inverno, com Festivais de Fondues, caldos, e muitos aquecedores espalhados pela cidade. Tudo fica mais bonito e o colorido dos dias é um presente aos olhos! A natureza é muito generosa no Inverno, pois é quando muitas árvores tradicionais da serra, como as Cerejeiras,  florescem e dão um colorido inesquecível para as melhores fotos e álbuns de recordações dos visitantes.

O problema do verão são as chuvas, que muitas vezes chegam de forma generosa. Mas atualmente a cidade já se prepara para a chegada das águas e instalou um sistema de avisos e alertas bem estruturado para enfrentar as tempestades de verão.