Descubra Petrópolis

Petrópolis:

passeios

Imagina um local com centenas de orquídeas, de todas as cores, tipos e tamanhos, cultivadas ali mesmo, saindo fresquinhas da estufa para sua casa. Assim é o Orquidário Binot, o mais antigo do Brasil, construído pelo mesmo paisagista que planejou e executou os jardins do Museu Imperial.

Orquídeas do Orquidário Binot, em Petrópolis.
Fotos: Descubra Petrópolis
Fotos: Descubra Petrópolis
Orquídeas do Orquidário Binot, em Petrópolis.
Fotos: Descubra Petrópolis
Fotos: Descubra Petrópolis

Paisagista foi o mesmo que fez os jardins do Museu Imperial

A história do Orquidário Binot começou com a vinda do francês Jean Baptista Binot para o Brasil, quando chegou no Brasil, vindo para Petrópolis em 1845. Nove anos mais tarde, em 1854, foi convidado pelo próprio Imperador Dom Pedro II a idealizar os jardins de seu Palácio de Verão, atual Museu Imperial. O Imperador ficou tão satisfeito com o resultado que presenteou o paisagista com terras no Retiro, onde o filho do paisagista, Pedro Binot, construiu o Orquidário.

Hoje, o Orquidário Binot é uma grande atração turística de quem visita ou mora na cidade. Expõe em seu salão (um grande galpão) bancas floridas cheias de orquídeas de todos os tipos, cores e tamanhos. Grande grande parte de sua produção é direcionada ao Rio de janeiro, mas é possível visitar sua sede e comprar as orquídeas direto do produtor. O orquidário produz as mudas na estufa ao lado, de onde elas saem direto para a loja

A quantidade de orquídeas impressiona em diversidade e beleza

É um negócio de família, que já está na quarta geração. O mesmo acontece com parte da clientela, que mantém a tradição de comprar no local há décadas. É comum encontrar por lá compradores que fazem questão de dizer que compram no local porque seus antepassados já o faziam e mantém, assim, a rotina de periodicamente irem ao orquidário para adquirir as novidades da estação e enfeitarem suas casas.

O Orquidário Binot fica na Rua Fernandes Vieira, 390, no Retiro, bairro de Petrópolis. O espaço é aberto à visitação, com entrada franca, e funciona de segunda a sábado, de 7h às 17h. O telefone é (24) 2248-5665.