É a pedra mais impressionante de Petrópolis. Tem 1926 metros de altitude e integra o conjunto de elevações da Serra das Araras. A Pedra da Maria Comprida não é a montanha mais alta, mas é a mais impressionante. Além disso, tem paredões verticais que ultrapassam 1000m de altura. Em 2022, a pedra foi alçada à categoria de Monumento Natural (Mona), passando a ser denominada “Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida”.
Subida da Maria Comprida exige experiência e técnica
A pedra da Maria Comprida pode ser escalada, mas subir a trilha exige experiência e conhecimento técnico. Por isso, não é aconselhável fazer a subida sem a presença de um guia experiente. A trilha é técnica e fisicamente exigente. Assim, para subi-la é necessário o uso de cordas em algumas partes. Um dos trechos mais bonitos é a passagem dos Camelos, onde a trilha percorre uma estreita passarela entre dois abismos com alguns obstáculos.
Cume tem vista de 360º
A pedra da Maria Comprida era considerada inescalável no início do século. Sua conquista está envolta em lendas , como a de que em seu cume habitavam sacis e mulas-sem-cabeça.
O acesso normal é por Araras e a escalada demora cerca de 6 horas. Além disso, as dificuldades são encontradas tanto na subida quanto na descida. Portanto, não se arrisque se não tiver experiência em escaladas.
Chegando lá em cima, o montanhista é premiado com uma vista 360º e um lindo platô para apreciar tudo de cima, com uma visão incrível da região.
Pedra da Maria Comprida – Circuito Ecológico |
Endereço: Estrada Bernardo Coutinho, nº 10.351 – Gleba do Horto, Jardim Araras – Araras |
Cidade: Petrópolis |
Telefone: +55 (21) 98596-5190 (Inea) |