Trilha fácil, com cerca de 45 minutos para chegar ao cume. Para chegar nela, saia do centro de Petrópolis em direção à Igreja São Sebastião, próximo ao Alto da Serra. A caminhada se inicia na Rua Indaiá, ao lado da igreja. É uma ruazinha bem estreita, de paralelepípedos. Ao entrar nela, caminhe por alguns minutos e logo verá o início da trilha à sua esquerda. É um caminho incomum, com acesso por um matagal na beira da Rua Indaiá. Como não há sinalização do local, as pessoas que o visitam podem passar não ver a entrada. Fique atento!
Vista incrível da cidade que se extende até a Floresta da Tijuca
A trilha é um pouco confusa, então oriente-se sempre pelo topo do morro, evitando as rotas que foram formadas pela erosão e se confundem com a trilha principal. Passando por uma mata fechada, você ficará exposto ao sol quase todo o tempo até o topo do morro. Então, não esqueça de levar protetor solar. No topo, você tem uma vista incrível da cidade de Petrópolis, da baixada e do Rio ao fundo. Em dias de céu azul, você também pode ver a Floresta da Tijuca.
Ao lado esquerdo, fica o morro do Meu Castelo (também conhecido como Castelinho) e as Antenas do Morin, que estão no morro mais alto após o Castelinho. A uma pequena distância, à direita do Castelinho, você pode ver um morro inclinado que é a Agulha do Itacolomi (não confunda com o Dedo de Deus!), seguida pelo Cabeça de Negro.
Trilha Pedra do Cortiço |
Duração: 45 minutos |
Endereço: São Sebastiao, Petrópolis – RJ |
Bairro: São Sebastião |
Cidade: Petrópolis |